segunda-feira, fevereiro 14, 2005

As claques de futebol da Erra

Foi num Sábado soalheiro em que apetecia passear pela várzea do Sorraia. Peguei no carro e fui andando devagar. Antes de chegar a Erra deparei-me com uma indicação a placa indicativa de “Vinhas da Erra” e cortei para aí. Cheguei a um campo de futebol onde decorria um jogo e fiquei a ver. Fiquei admirada por haver tanta gente a assistir. Tive dificuldade em estacionar o carro.
Não imaginava o ambiente fantástico e encontrei pessoas de uma cordialidade fora do comum. Havia alegria e boa disposição, foi-me dito que estava a jogar a Erra contra a Raposa, mas o mais curioso foi encontrar, numa terra com cerca de 1130 habitantes, duas claques de jovens a torcerem pela equipa da casa. Os “Ultra da Erra” liderados pelo Jorge Mocinho que anima todo o jogo com um megafone e um reportório interminável de canções. Há uma para cada jogador e a claque “O colectivo” orientada por Rodrigo Caetano onde sobressai um bidom pintado de prateado que serve de bombo.
Não dei o tempo que ali passei por mal empregue. Descobri um espírito de associativismo que já não fácil encontrar. O resultado do jogo foi o menos importante, mas já agora aqui fica:

Erra- 3 Raposa - 2.

Natalina Asseiceira - Coruche (Jornal "O Mirante")